segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sarau de Abertura


Produzir, discutir e apresentar poesias em Vitória, esse é o objetivo do projeto Poetas no Espaço: espaço palavra criação. Uma semana dedicada a oficinas literárias, imersivas e multimídias, com debates, performances e instalações artísticas, saraus, poesia e música, que acontece esta semana no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


A semana traz artistas, alunos e professores que atuam em diversas áreas, como Arquitetura, Comunicação, Letras, Filosofia, Design, Música, e Artes. Eles irão participar de atividades que visam promover debates e reflexões a respeito da poesia na atualidade, além de proporcionar aos participantes experiências enriquecedoras com a poesia e suas nuances.

Sarau de Abertura

Um dos destaques do Poetas no Espaço são os saraus literário e musical, que vão reunir convidados especiais! Na segunda-feira, dia 16, o Sarau de Abertura vai contar com a presença de artistas locais e nacionais. Ele será resultado da Oficina de Interpretação e Voz, que acontece à tarde. Junto com os dez participantes, poetas de Vitória e do Rio de Janeiro irão compor o grupo de artistas que vai deixar a noite de segunda muito mais poética e iluminada.

Estarão presentes os capixabas Aline Yasmin, Caê Guimarães, Cida Ramaldes, Everaldo Nascimento, Altamir Furlane e os cariocas Omar Salomão, Ericson Pires, Pedro Lago e Silvio Barros.

Além disso, durante o evento, ainda serão lançadas duas obras poéticas: “Corpo Aberto”, de Pedro Lago, e “Pele Tecido”, de Ericson Pires. Em “Corpo Aberto”, a poesia de Pedro Lago revela maturidade. Afinado com seu tempo, chega a ser sublime a sua descrição da infância e, aí, o autor flui toda a sua verve emotiva, sem se perder em palavrórios; há um fio condutor que permeia todos os poemas, e sua dicção é doce e seca ao mesmo tempo, concisa, uma poética espontânea, que carrega o peso da vida.

Já “Pele Tecido” traz a mais recente coletênea de Ericson Pires, autor de Cinema de Garganta (Azougue, 2002) e Cidade Ocupada (Aeroplano, 2007), poeta de palco e performance, voz ativa e atuante no cenário da poesia urbana contemporânea carioca (e universal) – e cuja obra a cada livro vem se estabelecendo também na palavra escrita, traduzindo no papel o som e a fúria de um dos expoentes da palavra viva.

Os livros estarão disponíveis para venda e troca. E mais: haverá uma barraquinha do coletivo Fora do Eixo com cd´s, Dvd´s, livros, revistas e uma do Sebo Oroboros, para troca de livros também!

O Sarau de Abertura tem coordenação de Fernando Marques e acontece nesta segunda (16) às 19h no Átrio Cemuni VI, Prédio de Psicologia. Leve sua poesia, seu livro e aproveite.

Para saber mais sobre os convidados, clique aqui.

0 comentários :

Postar um comentário