Descobrir poetas escondidos no ambiente universitário. Com esse intuito, o projeto Poetas no Espaço pensou em uma maneira de estimular a produção literária e artística na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - a Poesia Coletiva.
![]() |
Manual de Instruções |
Assim, 30 cadernos foram distribuídos na semana passada, pelos mais variados cursos da Ufes, nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Cada caderneta contém um Manual de Instruções na primeira página, com dicas de como ele deve ser utilizado (foto).
Os poemas coletados serão publicados neste blog e, posteriormente, editados em um livro digital. O material será encaminhado a todos os participantes por meio do Twitter e Facebook. Além disso, o Cronópio (projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufes) selecionará alguns textos para publicar e levantar possíveis escritores para colaborarem com a Revista Graciano, produção do projeto de extensão destinada a literatura.
Rodrigo Hasseli, 19 anos, aluno de Comunicação Social, escreveu o primeiro poema do caderno que está no Cemuni V: “A linha/ Desalinha/Diz a linha: Vou acabar/Não quis ouvir (...)”. O estudante possui um blog e destacou que esse tipo de iniciativa encoraja as pessoas que produzem poemas, mas não possuem local para divulgação.