sábado, 28 de maio de 2011

Agradecimentos!

0 comentários
A Organização Geral do Poetas no Espaço, em nome de toda a equipe, gostaria de agradecer a todos os parceiros, voluntários e amigos que fizeram desta semana um momento para se sentir e experimentar a poesia em suas mais diversas formas de expressão e compreensão.

Esperamos que em 2012 possamos realizar novamente o evento, com os parceiros consolidados e novos parceiros. Pessoas que tiverem interesse em participar da organização do próximo evento, sintam-se à vontade para mandarem e-mails, sugestões e críticas para nós. Lembrando que é um evento de extensão universitária, então a ideia é que haja sempre novas pessoas participando.

Muito obrigado e beijos!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aline Hrasko declama

0 comentários

Aline Hrasko e Suicídio ao Pé do Ouvido - Compressa

0 comentários

Peça Improvável - Júlio Tigre/Lu Cardoso/ Fran Cardoso

1 comentários

Ensaio Sarau Musical

0 comentários

Ensaio Sarau Musical

0 comentários
Dá uma conferida no que vai rolar na sexta-feira lá na UFES no Sarau Musical.

http://www.youtube.com/watch?v=zjQJMeeT1a4

Que tal um chá?

1 comentários

Na noite de terça-feira fomos presenteados com um Chá das Sete edição especial, que contou com a presença de três convidados: Aline Yasmin e Caê Guimarães participaram da primeira parte do bate-papo. Já a segunda parte contou com a presença do escritor Douglas Salomão.

Os convidados contaram como funciona o seu processo criativo e como é a relação deles com a poesia.

Aline Yasmin citou a relação da filosofia em sua poesia, quando precisa fugir da racionalidade do trabalho, ela se entrega ao mundo poético. “A poesia me faz viver”, afirmou Aline.

Já Caê Guimarães relacionou o seu fazer poético com a sensação de um naufrágio, que ao mesmo tempo deslumbra e apavora. Caê iniciou sua vida literária com a poesia e atualmente também escreve prosas. O autor lançará seu livro “Encontro você no 8º round”.



 O bate-papo foi muito prazeroso e contou com a participação do público que além de acrescentar com perguntas pertinentes, degustou biscoitinhos e um delicioso chá. Aproximadamente trinta pessoas compareceram ao evento. Manoela Albuquerque, aluna do curso de Comunicação Social, estava presente e destacou em seu depoimento os relatos sobre o processo criativo dos convidados.

O escritor Douglas Salomão encerrou o Chá das Sete Especial e a segunda noite da semana do Poetas no Espaço.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Sarau Literário

1 comentários

A noite de ontem foi um sucesso. O vento sul e a lua cheia serviram de palco para um Sarau Literário marcado por belíssimas interpretações.


O evento começou às 19h no átrio do Cemuni IV, onde funciona o curso de Psicologia. O local foi escolhido devido à tradição dos “psicólogos” em realizar saraus durante o ano. O estudante de psicologia José Anezio, que declamou vários poemas durante a noite, sentiu-se prestigiado com a escolha : “Estou achando tudo maravilhoso. A gente gosta de fazer saraus aqui, e achei muito bacana eles trazerem esse evento para dentro do nosso Cemuni”, afirma.

Universitários, artistas e poetas profissionais ou mesmo aqueles que arriscam brincar com as palavras marcaram presença e fizeram suas leituras.

A noite foi aberta com as apresentações dos participantes da Oficina de Voz e Interpretaçao, que rolou na tarde de ontem sob coordenação do dramaturgo, diretor e ator Fernando Marques.  Depois, os poetas e artistas Caê Guimarães e Cida Ramaldes fizeram leituras de poemas próprios ou não, encantando a platéia.  E, em seguida, o palco foi aberto aos “poetas perdidos no espaço”.

Eles surgiam dos quatro cantos do Átrio e faziam suas interpretações. O microfone passou na mão de muitos talentos e os poemas estavam em suas cabeças, em pedaços de papel e até mesmo em computador e celulares.

O poeta Caê Guimarães em uma de suas leituras
Cida Ramaldes, artista plástica e poeta, elogia a iniciativa: “É muito lindo ver que as pessoas param e fazem silencio para ouvir poesia. Para mim, o nome “Poetas no Espaço” diz muito sobre o evento. A poesia é o espaço da palavra, livre, desvairada. É tudo, é nada”, lembra Cida.

O Sarau Literário terminou por volta das 21h e veio mostrar que a poesia ainda está muito presente em nosso dia a dia, principalmente entre os universitários, que sempre e cada vez mais usam a palavra para se expressar.

A noite abriu com chave de ouro os eventos que estão por vir... Agora, por exemplo, está rolando no Cemuni I o Chá das Sete especial, com Erly Vieira Jr, Caê Guimarães e Aline Yasmin. Uma bela discussão e reflexão sobre a poesia e sua produção. Maiores detalhes você confere amanhã  aqui no blog do Poetas!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A semana Poetas no Espaço começou!

0 comentários

Hoje, dia 16 de maio, começou a tão anunciada semana dedicada à poesia, literatura e arte, feita pelo Poetas no Espaço. Três instalações estarão abertas de hoje até a sexta-feira e as expectativas pelo primeiro dia têm sido superadas.

[entre] é um convite

No átrio do Cemuni III, de Arquitetura, está a instalação [entre] é um convite. A autora é Clara Sampaio e a obra é um projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo. Clara se inspirou no artista carioca Helio Oiticica. A monitora da instalação, Laíssa Gamaro, do 10° período de Comunicação Social, disse que as pessoas entram desconfiadas no ambiente, mas o intuito é mesmo provocar, quebrar o cotidiano. “De 3 em 3 min aparece alguém, muitos estão entrando”, conta a monitora.

Datafluxx

Já no primeiro piso do Prédio Multimeios (Bob), tem a instalação Datafluxx, criada por Murilo Esteves. O ambiente é cheio de luzes e te faz imergir num espaço de pura interatividade. Ana Paula Ferraz, monitora da instalação e aluna do 6° período de Arquitetura, disse que até as 15h30min, mais de 35 pessoas tinham visitado. “A arte abre esse espaço, o artista vai até certo ponto e cada um completa de acordo com sua experiência de vida,” disse a estudante.

Impreciso

No segundo andar do Bob tem mais uma instalação. Elaborada por Omar Salomão, a instalação Impreciso já passou pelo Rio de Janeiro. A principio ele faria um livro, porém as ideias dele viraram a instalação. Então, a instalação é o livro, e o espaço contém frases e até o manuscrito de Omar Salomão que compõe essa aliança. Bárbara Carnielli, estudante do 7º período de Artes Plásticas, além de nos explicar os significados da obra, disse que a receptividade dos visitantes tem sido boa. Até o momento, tinham passado aproximadamente 50 pessoas e todos comentando positivamente.

Não percam a oportunidade de visitar as instalações e os outros eventos. Hoje tem Sarau de Abertura às 19h.

Sarau de Abertura

0 comentários

Produzir, discutir e apresentar poesias em Vitória, esse é o objetivo do projeto Poetas no Espaço: espaço palavra criação. Uma semana dedicada a oficinas literárias, imersivas e multimídias, com debates, performances e instalações artísticas, saraus, poesia e música, que acontece esta semana no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


A semana traz artistas, alunos e professores que atuam em diversas áreas, como Arquitetura, Comunicação, Letras, Filosofia, Design, Música, e Artes. Eles irão participar de atividades que visam promover debates e reflexões a respeito da poesia na atualidade, além de proporcionar aos participantes experiências enriquecedoras com a poesia e suas nuances.

Sarau de Abertura

Um dos destaques do Poetas no Espaço são os saraus literário e musical, que vão reunir convidados especiais! Na segunda-feira, dia 16, o Sarau de Abertura vai contar com a presença de artistas locais e nacionais. Ele será resultado da Oficina de Interpretação e Voz, que acontece à tarde. Junto com os dez participantes, poetas de Vitória e do Rio de Janeiro irão compor o grupo de artistas que vai deixar a noite de segunda muito mais poética e iluminada.

Estarão presentes os capixabas Aline Yasmin, Caê Guimarães, Cida Ramaldes, Everaldo Nascimento, Altamir Furlane e os cariocas Omar Salomão, Ericson Pires, Pedro Lago e Silvio Barros.

Além disso, durante o evento, ainda serão lançadas duas obras poéticas: “Corpo Aberto”, de Pedro Lago, e “Pele Tecido”, de Ericson Pires. Em “Corpo Aberto”, a poesia de Pedro Lago revela maturidade. Afinado com seu tempo, chega a ser sublime a sua descrição da infância e, aí, o autor flui toda a sua verve emotiva, sem se perder em palavrórios; há um fio condutor que permeia todos os poemas, e sua dicção é doce e seca ao mesmo tempo, concisa, uma poética espontânea, que carrega o peso da vida.

Já “Pele Tecido” traz a mais recente coletênea de Ericson Pires, autor de Cinema de Garganta (Azougue, 2002) e Cidade Ocupada (Aeroplano, 2007), poeta de palco e performance, voz ativa e atuante no cenário da poesia urbana contemporânea carioca (e universal) – e cuja obra a cada livro vem se estabelecendo também na palavra escrita, traduzindo no papel o som e a fúria de um dos expoentes da palavra viva.

Os livros estarão disponíveis para venda e troca. E mais: haverá uma barraquinha do coletivo Fora do Eixo com cd´s, Dvd´s, livros, revistas e uma do Sebo Oroboros, para troca de livros também!

O Sarau de Abertura tem coordenação de Fernando Marques e acontece nesta segunda (16) às 19h no Átrio Cemuni VI, Prédio de Psicologia. Leve sua poesia, seu livro e aproveite.

Para saber mais sobre os convidados, clique aqui.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

As inscrições para as oficinas da semana Poetas no Espaço continuam abertas!

2 comentários

Continuam abertas as inscrições para participar das atividades da semana que vai movimentar a cultura na Ufes, o Poetas no Espaço. São seis oficinas com dez vagas cada, além de uma mesa de discussão e uma vivência com quarenta vagas cada uma.  

Vale lembrar que as inscrições não garantem a participação nas atividades, pois haverá lista de espera caso o participante inscrito não compareça. O tempo de tolerância será de 15 minutos.

São necessárias inscrições somente para as seguintes atividades:
1- Oficina de Voz e Interpretação
2- Oficina Livro Ilustrado 
3- Oficina Entre a Foto e a Poesia (esgotado, haverá lista de espera)
4- Oficina de VJ Quase-cinema, Live Imagens e Vídeo Instalação’ (esgotado, haverá lista de espera)
5- Palaberta: A Linguagem Entre a Imagem, o Gesto e a Palavra no Cinema (mesa de discussão)
6- Oficina de Cobertura em Tempo Real de Eventos Culturais
7- Oficina Vivência e Experimentação Corporal

E o melhor, as inscrições são gratuitas e os participantes terão direito a certificados, com horas em atividades extracurriculares.

Ah, o evento é aberto ao público e por isso, para as outras atrações, como instalações e saraus literários, não é preciso se inscrever. Basta chegar e aproveitar!

domingo, 1 de maio de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS!

0 comentários
Estão abertas as inscrições para aqueles que querem participar das oficinas, mesas e vivência que ocorrerão ao decorrer da semana. Vale ressaltar que caso o participante queira estar em mais de uma atividade, deve colocar todas as de interesse no campo Nome da Atividade.

As inscrições são gratuitas e os participantes terão direito a certificados, com horas em atividades extracurriculares. Portanto, se expresse!